Horário de Funcionamento: Das 7h às 18h

Rua Antonio Ostrenski, 272
Centro - Apucarana/PR
86800-200
(43) 3422-0551
Horário de Funcionamento: Das 7h às 18h

Alunos recebem visita de mãe indígena

O Período Integral recebeu na manhã de hoje (19 de abril) uma visita especial para celebrar o Dia do Índio. A mãe do nosso aluno Davi, Lucia Aparecida Henrique Rodrigues de Oliveira, de 32 anos, esteve no colégio para contar às crianças um pouco das suas origens indígenas.

Ela nasceu em Dourados-MS e pertence à Tribo Terena. Até os 10 anos, morou na Aldeia Jaguapiru, que significa “cachorro magro”. Além de detalhes sobre os costumes da tribo, Lucia revelou que quando começou a frequentar a escola, por falta de professores indígenas, precisou aprender a Língua Portuguesa.

Como seus avós eram muito católicos e a religião não era permitida, a família acabou sendo expulsa,  passando então a morar na cidade. Apesar disso, sempre que podem, todos visitam a aldeia e até participam das comemorações do Dia do Índio. Segundo ela, os festejos duram o dia todo, reunindo integrantes de várias tribos, com alimentos, danças típicas e jogos.

Há cerca de um ano e meio, Lucia mora em Apucarana com o esposo e dois filhos, e até hoje mantém vivas algumas tradições da cultura indígena. Ela, inclusive, preparou para os alunos um delicioso bolo de aipim (mandioca).